Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a compreensão de saúde mental de estudantes de cursos de graduação da área da saúde e possíveis estigmas que essa compreensão carrega. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa realizada em dezembro de 2019 com 54 estudantes universitários matriculados no último ano de graduação de cursos de saúde de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia de uma instituição de ensino superior (IES) da zona sul de São Paulo/SP. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Questionário de Percepção sobre Saúde Mental. Os dados foram analisados através do Software Microsoft Office Excel 2010; a fim de encontrar as proporções foi utilizado o teste de qui-quadrado, sendo considerado nível de significância de 5% (p< 0,05). Os principais resultados apontam para uma compreensão de saúde mental ainda estigmatizada, mesmo sendo graduandos quase formados; e um forte estigma de que as situações de saúde mental ainda estão muito atreladas à área da psicologia e a questões de depressão e ansiedade. Tal incompreensão da temática possivelmente está relacionada aos aspectos de uma formação ainda norteada por uma ótica biomédica e manicomial mostrando insuficiência de capacitação dos estudantes no que diz respeito a saúde mental, através da sinalização de sentimentos de despreparo e preocupações para realização dos atendimentos.
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