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A SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Palavras-chave

Educação infantil
Saúde escolar
Direito à saúde
Brasil

Como Citar

Paz, A. O., Zukowsky-Tavares, C., & Gerab, I. F. da S. (2020). A SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS?. Lifestyle Journal, 6(2), 23–38. https://doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v6.n2.p23-38

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar conceitos e práticas de saúde presentes na proposta pedagógica de um núcleo de educação infantil na cidade de São Paulo à luz dos documentos oficiais de Educação. O referencial teórico utilizado abrange os conceitos e concepções de saúde, a saúde do escolar e a educação em saúde e a metodologia escolhida foi de natureza qualitativa, por meio de uma pesquisa documental, que envolveu doze documentos oficiais brasileiros, entre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Constituição Federal do Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Indicadores de Qualidade para a Educação Infantil. Também foram analisados o Plano Escolar e o Regimento Escolar do núcleo de educação infantil em foco. Os dados obtidos foram submetidos à análise temática de conteúdo e observou-se como eixo central o “direito à saúde”, dos quais emergiram as seguintes dimensões: promoção da saúde; desenvolvimento integral; relação cuidar/educar; segurança e proteção como fatores de saúde. Além da ênfase no contexto de saúde no qual a escola se insere, constatou-se a instituição possui a visão de que o alvo principal do ensino infantil deve ser proporcionar à criança a possibilidade de se desenvolver plenamente como sujeito de direitos.

https://doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v6.n2.p23-38
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Referências

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FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

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